//
Você está lendo
Sem categoria

O Riso dos Outros – O humor tem limites?

ImagemO documentário, de 2012, dirigido por Pedro Arantes, foi produzido no auge da comédia stand up, antes, portanto, do fenômeno Porta dos Fundos.

Ainda sim, é atual, e importantíssimo assisti-lo. Uma piada é só uma piada? Numa piada vale tudo? Ou o humor tem que ter limites e/ou estar ancorado claramente ancorado numa opinião, como acontece com as charges?

Se você respondeu a sim às duas primeiras perguntas, deveria rever seus conceitos. Neste documentário, os próprios entrevistados Danilo Gentili – comprovando ser um imbecil completo, e Rafinha Bastos, que usa sua acidez (às vezes inteligente) de forma desregrada e preconceituosa quase sempre.

Não, isso não significa que devemos execrar os comediantes, mas sim saber avaliá-los e avaliar o nosso senso crítico ao depararmos com aqueles que fazem piadas com judeus no período nazista, a feias que deveriam agradecer por ser estupradas àqueles que fazem piadas de forma, digamos, responsável. Pensando em não menosprezar a minoria, mas sim fazendo do seu humor uma crítica social. Laerte Coutinho, que também é um dos entrevistados deste documentário, mostra isso muito bem. Ao lado dele está Jean Wyllis – uma das pessoas públicas que mais admiro neste país, entre outros, mostram que ao fazer piadas sexistas com mulheres, loiras, ou feias, ou obesas, com gays, travestis, negros e pobres, o “humor”, na maioria das vezes, apenas reforça os estereótipos de uma sociedade extremamente preconceituosa.

Pra quem acha que o humor pode ser inteligente e que tudo na vida tem um lado, este documentário é fundamental e está disponível na íntegra no youtube no link: http://www.youtube.com/watch?v=CxG_8KHFgks

Anúncios

About André Alves

jornalista e blogueiro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: