//
Você está lendo
Artigos

Machado de dois gumes

Um fato está claro na lava-jato. O Machado que corta Chico também corta Francisco. As novas denúncias provenientes de Sérgio Machado citam diretamente o presidente interino Michel Temer além de envolver velhos e novos partidos, desde PT e PSDB, o sempre PMDB e o novato PCdoB e os tangenciais DEM e PP.

Como um dos jornalistas que mais respeito, Gilberto Dimenstein, afirmou, embora Dilma seja uma das responsáveis pela quebra do país, não foi ainda citada diretamente. É fato, mas isso não a isola de seu partido e de políticos próximos a ela. Então o problema é mais complexo do que parece.

E fica complicado para cada um dos acusados levantar a questão de estar sendo incluído de maneira criminosa em detrimento de outros, como muitas vezes fez o Aécio, porque o argumento é inoculado quando outros acusados usam da mesma retórica. O mais comum, como bem apontou Ricardo Boechat, é que a defesa mais usual é dizer que não há provas e que as contas de suas respectivas campanhas foram analisadas a aprovadas. Ou seja, não há, muitas vezes, a negação do crime, e sim a inexistência (até então), de provas.

Isso mostra duas coisas. Primeiro é que as doações milionárias a candidatos a cargos políticos são corriqueiramente maculadas por meio de troca de favores. É muito amor à causa política imaginar que essas doações são simplesmente por devoção a chapa formada. A outra coisa, que além do mensalão, iniciada em eras pré-PT e as investigadas pela lava-jato, as artimanhas vão além do que se vê, mas que muito se suspeita.

Se além das investigações em empresas mistas ou estatais e suas correlações com empreiteiras, novas investigações (que, claro, precisam de denúncias e indícios) começarem a ver quem financia outras bancadas do Congresso, como bancos, indústrias e agronegócio, aí é que não se salva (quase) ninguém mesmo.

Anúncios

About André Alves

jornalista e blogueiro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: